Projeto estimula uso de plantas medicinais em Unidade Básica de Saúde de Viçosa
- onoticiario
- 26 de mai. de 2020
- 1 min de leitura

Um projeto desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em parceria com agentes públicos de saúde do município tem contribuído para práticas de cultivo e uso de plantas medicinais por usuários de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Viçosa.
O projeto consiste em ações educativas e na implantação de uma horta de plantas medicinais na própria UBS, como explicada a pesquisadora da Epamig, Maira Christina Fonseca.
“A horta implantada pela empresa possui 18 espécies medicinais: alecrim, alfavaca, alecrim-pimenta, arruda, arnica, babosa, boldo, camomila, erva-doce, funcho, guaco, hortelã, malva, pitanga, poejo, quebra-pedra, salsa e tansagem”, detalhou.
Outra pesquisadora da instituição, Wânia Neves, contou que foram feitas reuniões com moradores para um levantamento das principais demandas da população.
Ainda segundo a pesquisadora, em grande parte dos casos o conhecimento sobre plantas medicinais é o único recurso terapêutico de comunidades mais afastadas de grandes centros urbanos.
Com o objetivo de ampliar opções terapêuticas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou também o programa Componente Verde, da Rede Farmácias de Minas.
A estratégia adotada pelo governo do estado possibilitou o acesso da população a produtos como plantas medicinais in natura, plantas secas, fitoterápicos manipulados, industrializados e medicamentos homeopáticos.
O município de Viçosa ainda não conta com unidade da Rede Farmácias de Minas, mas aguarda o resultado do edital de 2019. (FONTE E TEXTO: G1 Zona da Mata)
Comments