Começa nesta segunda campanha de vacinação contra gripe
- onoticiario
- 22 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

O Ministério da Saúde inicia na segunda-feira (23/3) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já estão sendo enviadas aos estados. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.
Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.
Em Ubá a campanha começa segunda-feira (23). Pessoas mais de 60 anos e profissionais da saúde, grupos contemplados na primeira fase da campanha, devem cartão de vacinação e cartão do SUS à uma das Unidades de Saúde com sala de vacina em funcionamento e na Policlínica Regional de Ubá.
A Prefeitura de Ubá também vai realizar plantões de vacinação aos sábados, a fim de agilizar a proteção do maior número de pessoas possível. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.
Confira o vídeo da Campanha lançado pelo Ministério da Saúde
Comments