Urgente: barragem da mineradora Vale se rompe em Brumadinho, na grande BH
- Mateus Gori
- 25 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

Mais um acidente ambiental de grandes proporções acontece em Minas Gerais. Uma barragem da mineradora Vale se rompeu nessa sexta-feira, 25, em Brumadinho, que fica na região metropolitana da capital Belo Horizonte. Corpo de Bombeiros e Defesa Civil se encaminham em massa para ações emergenciais, mas sem feridos confirmados até o momento.
A mineradora confirma que o rompimento aconteceu na parte da tarde, na altura da Mina Feijão, sendo atingidas a área administrativa da companhia e uma parte da Vila Ferteco.
A empresa comunicou de forma oficial: "A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade".
As informações confirmadas até o momento, segundo o portal G1 Minas Gerais, são:
Rompimento ocorreu no início da tarde na Mina do Feijão, da Vale, em Brumadinho
Corpo de Bombeiros e Defesa Civil municipal e estadual estão mobilizados
Prefeitura emitiu alerta para que população se mantenha longe do leito do Rio Paraopeba
Por precaução, o Instituto Inhotim está retirando funcionários e visitantes do local
Ainda não informações sobre vítimas
A Defesa Civil informa que moradoras da parte baixa já estão sendo retirados, de forma preventiva, e a Prefeitura de Brumadinho divulga, através de suas redes sociais, alerta à população:

A Vale ainda divulgou nota oficial, segue na íntegra:
"A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade. A companhia vai continuar fornecendo informações assim que confirmadas."
(FONTE: Portal G1 Minas Gerais).
Comments