Onda de calor: como agir e o que evitar em temperaturas extremas
- Mateus Gori
- 19 de dez. de 2018
- 2 min de leitura

Ubá e região vivem uma perigosa onda de calor, com previsão de máximas de 40º até a véspera do Natal e sensação térmica ainda pior. Muitos hábitos devem ser modificados para que as temperaturas tão elevadas não causem transtornos na saúde, em alguns casos, seríssimos.
Alguns sintomas e desconfortos são comuns no combate que o nosso organismo faz para regular a temperatura, como explica a nutróloga carioca Alice Amaral. “Temos um mecanismo de termorregulação, que é responsável por manter o nosso organismo em uma temperatura estável. Quando o calor é intenso, o corpo ativa o hipotálamo, que vai aumentar a sudorese (produção de suor), para conseguir equilibrar a temperatura do organismo”. E completa, “[...]Como as células precisam de água para realizarem suas funções corretamente, é normal sentirmos tontura, dor de cabeça, cansaço e moleza no corpo, além de ficarmos com a pressão baixa”.
Professor da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Saldiva, explica que mesmo que muito raro, mortes podem acontecer em decorrência de temperaturas extremas. "Estudos mostram que durante as ondas de calor há um aumento da mortalidade, sobretudo de idosos e bebês, que têm menos capacidade de adaptação e, muitas vezes, dependem dos cuidados alheios para se proteger".
Especialistas são unânimes quanto aos hábitos para amenizar as extremas circunstâncias e algumas das dicas são:
Beber água e isotônicos – para repor a perda natural de líquido e sais minerais no organismo.
Evitar bebidas alcoólicas – são atenuantes para acelerar a desidratação do corpo.
Fazer refeições leves – o organismo fica mais lento com o aumento no trabalho para controlar a temperatura e refeições pesadas causam mal estar. Dar preferência para frutas, que além de nutrir vão repor líquidos e sais minerais.
Usar roupas leves – o controle térmico só é feito com a eliminação do suor para o meio ambiente e tecidos mais leves facilitam essa troca.
Passar protetor solar – com o sol forte e mais presente com o horário de verão, é de suma importância usar e abusar do uso de protetores.
(FONTES: BBC e Extra).
Comments