'Programa Jovem Trabalhador' beneficia jovens ubaenses com o primeiro emprego
- Ana Santos
- 30 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

Lançado oficialmente, no dia 13 de junho de 2017, o "Programa Jovem Trabalhador Lincoln César Penna Costa", surgiu através de uma iniciativa da Associação Juventude pela Vida, a partir da necessidade do mercado de trabalho em ter jovens preparados executando serviços em órgãos públicos, através de um programa de estágio, organizando uma política social permanente e abrangente voltada para a relação juventude, qualificação e mercado de trabalho.
O Programa visa a inserção e qualificação de jovens, entre 14 e 24 anos, que estejam regularmente matriculados em instituições de ensino regular-fundamental e médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Cursos Técnicos, para o primeiro emprego. “Uma das ações nesse sentido é a oferta de cursos e oportunidades de profissionalização, desse modo, dando condições aos jovens de crescerem pessoalmente e profissionalmente, sem abrir mão da escola”, afirma a Coordenadora de Projetos, Renata Frascarolli.
Ela comenta, ainda, sobre a importância desta ação. “Tendo em vista que o número de estudantes vem crescendo consideravelmente em nosso município, faz-se saber que o programa de estágio é de grande importância, tanto para o jovem que ganhará experiência, quanto para o mercado de trabalho que absorverá um profissional mais qualificado e preparado, e ressalta: “[...] No ano de 2017 alcançamos a média de 70 jovens atendidos, em 2018 esse número alavancou para 85 e esperamos em 2019 fazer além”.
A coordenadora explica, com detalhes, como é o processo de seleção. “Os jovens que atendem aos pré-requisitos de idade e escolaridade, são encaminhados através da rede sócio assistencial e mediante seleção que ocorre em três etapas (prova escrita, entrevista e curso introdutório). São contratados conforme previsto na Lei 11.788/2008, em período de 6 meses a 1 ano. Os estagiários cumprem 20 horas semanais, sendo 16 horas na unidade concedente do estágio, órgãos da administração pública direta e indireta e 4 horas de capacitação na Interveniente – Associação Juventude pela Vida, voltada a cursos, eventos, visitas técnicas e outros, promovidos e/ou supervisionados pela equipe do Programa Jovem Trabalhador”.
Para mais informações, acesse a página do facebook do programa, clicando aqui ou entre em contato, através do telefone: (32) 3531-7722.
Comments