top of page

Ubaense participa da maior maratona de ciclismo da América Latina

  • Ana Santos
  • 9 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

Imagem do dia de disputa do Iron Biker

Entre os dias 14 e 16 de setembro, a histórica cidade de Mariana (MG) sediou a 26ª edição do Iron Biker, a maior maratona de ciclismo da América Latina. Com um recorde de inscritos, o evento teve saldos positivos para todos os envolvidos, dentre eles, o ciclista ubaense Fred Carvalho, que foi um dos participantes.


Com 37 anos, Fred está há quatro federado junto a FMC (Federação Mineira Ciclismo). Campeão Mineiro em 2016, líder do Ranking Mineiro 2015 – 2017 e 2018, atualmente é o líder do Ranking Brasileiro na categoria Master A2. Em sua última prova, Fred conquistou o título de campeão do Bike Race Brasil, uma disputa que teve 3 etapas, sendo a 1ª no município de Visconde do Rio Branco, a 2ª na cidade de Guiricema e a 3ª em São Geraldo.


O ciclista fala a respeito da grande maratona de mountain bike e explica que depende de vários fatores para conseguir atingir uma boa colocação. “Eu pretendia chegar ao top 5, ficar entre os primeiros colocados. Em 2017 a minha categoria contou com mais de 200 inscritos e tive o prazer de subir no pódio da 2° colocação. Este ano, o número de inscritos foi o mesmo e embora eu esteja com condições físicas melhores, no primeiro dia de prova fiquei em 8° lugar”.


Ele destaca os maiores desafios que teve de enfrentar durante o percurso e conta como lidou com isso. “Esse ano, sem dúvidas, foi o mais desafiador, devido as chuvas fortes que aconteceu na semana de prova, terreno muito molhado/escorregadio, o que atrapalhou, deixando a competição mais difícil. Foram 240 atletas na minha categoria, coisa que nunca tinha visto. Vários bikers em uma só esfera, o que deixou a disputa bem acirrada”. E salienta: “[...] eu sabia que poderia melhorar no segundo dia de prova, devido a estratégia usada, no entanto, no segundo dia fiz uma ótima largada, me inserindo no grupo dos líderes da prova e alcançando a 5 ª colocação, porém, faltando 3 km para cruzar a linha de chegada, meu pneu traseiro rasgou em uma pedra, impossibilitando o trajeto, então resolvi cruzar a linha de chegada correndo e empurrando a bike, assim mantendo a 8 ª colocação”.


Ele que busca se empenhar cada vez mais a cada competição, conta como é o processo de treinamento e os horários que cumpre. “São quatro anos treinando e competindo sob acompanhamento profissional, numa carga horária correspondente a duas horas intensas de treino, por volta de quatro vezes por semana”.


(FOTO: acervo pessoal).

Nascido em Ubá e, atualmente, residente na cidade de Rodeiro, Carvalho diz que hoje em dia não representa nenhuma equipe e cita o apoio que tem tido até então. “São vários patrocinadores que me ajudam bastante nas temporadas, como a Carolina Baby, Móveis Lopas, Móveis Rufato, Uai Tubulares e a HSA chapas de MDF”.


Dedicado, o amante do pedal conta o segredo para se tornar um vencedor nesse tipo de competição e explica como lida com as dificuldades encontradas durante a trajetória. “Muita disciplina, determinação, foco, atitude, ir sempre em busca dos objetivos. Às vezes a vontade de desistir é muito grande, devido as dificuldades que encontro pelo caminho, mas quando olho pra trás e vejo o quanto foi difícil chegar até aqui, me vem o desejo de não desistir jamais”, finaliza.

Comentarios


Destaque
Últimas
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

bottom of page