Sanatório Geral retorna em busca de suas origens
- Ana Santos
- 15 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

O Sanatório Geral é um carnaval fora de época, que começou através de uma turma de amigos, que, num Sábado de Aleluia se reuniu, colocando em pauta um desejo em comum: a vontade de fazer uma festa diferente, algo como um desfile carnavalesco ou um bloco. Foi então que resolveram ir pra rua com um trio elétrico. A partir daí, foram vários anos nas ruas, onde conseguiram juntar turmas de Ubá – que se fantasiavam e iam para o desfile. O evento contava com carros alegóricos, comissão de frente; no intuito de resgatar as facetas do carnaval e fazer um desfile na rua - que o público ubaense e os “foliões” de outras cidades pudessem prestigiar; a festa sempre tendo como característica a música predominante da Bahia, o Axé.
Durante essa trajetória, o bloco ganhou forças e, com o passar do tempo, quando o evento passou a ser realizado no Horto Florestal da cidade, o Sanatório acabou ganhando o título de micareta, se tornando um evento pago.
Essa mudança local ocorreu devido a um projeto de lei intencionado a tirar o bloco da rua, mas, tal transição acabou sendo um dos principais motivos que levaram-no à interrupção. Foram nove anos sem ter o evento, e agora, o Sanatório Geral está de volta, com o mesmo formato de antes, sendo a única mudança: os camarotes individuais, podendo haver duas alas. De acordo com um dos organizadores e produtor do evento, Juquinha Santos, as expectativas são boas, as vendas já estão começando e o evento se sobressai se tratando da segurança, “[...] a gente investe,né?! colocamos monitoramento, trazemos seguranças de fora, não que os daqui não sejam bons, mas os de fora estão mais bem treinados”, e, além da preocupação com a segurança do público, Juca ainda ressalta a importância de se ter atenção e cuidado com relação a uma festa bem organizada, “[...] a gente se preocupa muito com uma festa organizada, limpa e bonita”, completou.
A expectativa é de que nos dias 06 e 07 de abril, a cidade de Ubá e região possam prestigiar o Sanatório como nos velhos tempos, “[...] acredito que a gente vá trazer muita gente de fora, e os hotéis encham”, afirma.

Com apoio da Prefeitura da Cidade Carinho, o Sanatório Geral acontece nos dias 6 e 7 de abril de 2018 no Horto, às 22h.
A Rádio Líder e a TV Integração são duas parcerias que estão apoiando o evento.
Comments