Especialista alerta sobre a importância da imunização contra a Febre Amarela com a chegada do Carnav
- Amanda Pacelli
- 5 de fev. de 2018
- 1 min de leitura
Faltando pouco tempo para a chegada do Carnaval, quem vem para Minas Gerais passar o feriado no Estado, precisa se vacinar contra a Febre Amarela o quanto antes, é o que foi divulgado em publicação feita na manhã desta segunda-feira (5) no site oficial da Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais).
De acordo com a publicação, a vacina só confere imunidade contra a doença contados 10 dias de sua aplicação, que é o tempo necessário para o organismo produzir os anticorpos necessários contra a doença.
Rodrigo Said, Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) explicou que além de considerara a demora na ação da vacina no organismo, deve-se considerar que Minas Gerais é área de recomendação de vacinação e, por isso, as pessoas que viajam para o Estado devem estar imunizadas.

Rodrigo ressalta ainda que a doença pode ser letal mesmo a quem tiver tomado a vacina (com menos de 10 dias de antecedência) e tiver contato com o vírus, antes dos 10 dias necessários para o medicamentoso agir. Por isso, deixar para receber a dose somente quando chegar ao destino da viagem é um comportamento arriscado, tendo em vista o tempo necessário para que a vacina gere seus efeitos de proteção.
Comments