Ubá participa de projeto para tratamento a dependentes de álcool e drogas
- onoticiario
- 26 de jun. de 2017
- 1 min de leitura
O Dia Internacional de Combate às Drogas é lembrado nesta segunda-feira (26) e uma série de projetos disponibilizados na Zona da Mata e vertentes visam criar ações clínicas, preventivas - e até acadêmicas - como forma de diagnóstico, tratamento e apoio a quem enfrenta o problema.
Chefe do Departamento de Saúde Mental, Andréia Stenner fala sobre a forma como o vicio se dá e é visto diante da cultura do consumo "vivemos um momento onde é imperativo consumir, e em excesso. Por isso, álcool e drogas estão disseminados. Não existe um padrão de 'perfil do dependente'" e completou "[...] atinge pessoas de qualquer classe social, ligado a este modo de viver na sociedade contemporânea".
A especialista contou que o projeto não trata-se simplesmente de internar o dependente "a gente tem aquela ideia de que a pessoa precisa ficar internada para 'estar limpa'. No entanto, o tratamento não é só isso. É trabalhar todas as vulnerabilidades que levam a pessoa ao uso abusivo e identificar se há algum transtorno associado, geralmente há, que potencializa a dependência", disse.
PROJETO AMOR-EXIGENTE
Amor-exigente é um grupo de apoio, voltado aos dependentes químicos e a seus familiares.
Trata-se de programa de ajuda mutua que desenvolve preceitos para a organização da família. Através dos voluntários, as pessoas são levadas a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas, a partir de si. O grupo tem atuado desde 1984.
Na Zona da Mata e Campo das Vertentes, o projeto também está presente em cidades como Rio Pomba, Viçosa e Ubá.
Comentarios