top of page

Dirceu Ribeiro é ameaçado de expulsão por defender projeto que beneficia educação

  • Foto do escritor: onoticiario
    onoticiario
  • 25 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

O deputado Dirceu Ribeiro (PHS), vice-líder de Governo na Assembleia Legislativa -MG, denunciou, nesta quarta-feira (24/05), que está sofrendo pressão do presidente estadual de seu partido, Marcelo Aro, para se posicionar contra um Projeto de Lei do Governo.

Em entrevista à imprensa Dirceu disse que recebeu um comunicado formal da Executiva Estadual para que deixe o cargo de vice-líder. O ofício, com data do dia 19 de maio, assinado pelo vice-presidente da legenda, Castellar Modesto Guimarães Neto, deu um prazo de 24 horas para que o parlamentar comunicasse a decisão à mesa diretora da Assembleia. “Há dois anos estou na vice-liderança e assumi o cargo tive apoio do partido. Agora comuniquei o Diretório Nacional do PHS da postura Executiva Estadual e vou aguardar as orientações”, disse Dirceu Ribeiro.

O deputado também confirmou já ter sido informado da intenção do atual presidente do PHS mineiro, Marcelo Aro, de expulsá-lo do partido. O presidente do Partido também assina outro ofício enviado a ele com a determinação de que votasse contra o Projeto de Lei 4.092/17, do Executivo.

Aprovada nesta quarta-feira com votos favoráveis da oposição e da base de Governo, a proposição institui o Programa de Assistência Estudantil na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e na Estadual de Montes Claros (Unimontes), cujo objetivo é promover a democratização do acesso e garantir condições de permanência de alunos carentes nas duas universidades.

O projeto também atualiza o sistema de reserva de vagas, que estabelece cotas para candidatos de baixa renda egresso de escolas públicas (45%), pessoas com deficiência (5%), bem como indígenas, negros e outros públicos.

Dirceu Ribeiro questiona a determinação, lembrando que ele mesmo apresentou uma emenda inserida no projeto, com vistas a atender demanda da UEMG em Ubá, sua região. “Apresentei uma emenda ao projeto, que foi acatada, para defender os professores contratados da UEMG. E vem agora o partido mandado eu votar contra esse projeto”, protestou.




Segundo o parlamentar, o PHS não apresentou justificativa. “Qual o motivo de votar contra cotas para alunos pobres que precisam estudar e precisam fazer o Brasil crescer? Eu voto de acordo com os interesses de Minas Gerais e com os interesses de nossa região”, avisou.

Denunciando perseguição por parte do presidente estadual da legenda, ele fez um desabafo. “Eu respeito o partido, nunca passei por cima do comando. Mas se querem me tirar do partido, vamos fazer um acordo e eu saio pela porta da frente”.

Deputado Durval Ângelo apoia Dirceu e cobra reação do Governo

Na reunião extraordinária da manhã do dia 24, o líder do governo na Assembleia, deputado Durval Ângelo (PT), se pronunciou em Plenário denunciando a pressão sofrida pelo colega.

Ele leu o ofício do PHS orientando o voto contrário ao projeto, questionou os motivos da decisão e frisou que Dirceu Ribeiro não a seguiria. Durval lembrou que com à intermediação do deputado, a UEMG de Ubá vai sair de um galpão para ser instalada em um prédio novo, graças à liberação de R$ 7 milhões pelo Governo do Estado.

Fonte: Blog Liderança de Governo ALMG

Comments


Destaque
Últimas
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

bottom of page