Campanha pelo uso racional de medicamentos acontece em Ubá no dia 06 de maio
- onoticiario
- 4 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
No próximo sábado, 6 de maio, das 8h às 12h, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) promove a campanha pelo Uso Racional de Medicamentos em Ubá, no Calçadão da Rua São José. Farmacêuticos e estudantes de farmácia vão orientar a população sobre o uso correto e seguro de medicamentos. O Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos é 05 de maio.
De acordo com dados da OMS, os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e prejudicam aproximadamente 1,3 milhão de pessoas atualmente apenas nos Estados Unidos.
Serão oferecidos teste de glicemia e medição de pressão arterial, além de orientações à população.
A ação conta com a parceria Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá e a Prefeitura Municipal.
A situação da auto medicação é tão grave que por hora, três brasileiros se intoxicam com medicamentos. Segundo dados da OMS, mundialmente, o custo associado aos erros de medicação é estimado em US$ 42 bilhões por ano ou quase 1% do total das despesas de saúde globais.
Curiosidades
Os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e prejudicam aproximadamente 1,3 milhões de pessoas anualmente (Dados dos EUA, considerados semelhantes para países como o Brasil)
A automedicação é a principal causa de intoxicação no Brasil, respondendo por um terço de todas os casos registrados pelo Sistema Nacional de Informações Toxicológicas (Sinitox). Isso equivale dizer que, por hora, 3 brasileiros se intoxicam com medicamentos.

Mais de 50% de todos os medicamentos são incorretamente prescritos, dispensados e vendidos; e mais da metade dos pacientes que os utilizam o fazem incorretamente. O custo associado aos erros de medicação é estimado em US$ 42 bilhões por ano ou quase 1% do total das despesas de saúde globais.
Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos
Data: 6 de maio
Local: Calçadão da Rua São José
Horário: Das 8h às 12h
Fonte: Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais
Comentarios