Campanha de vacinação contra a gripe vai até 26 de maio
- onoticiario
- 19 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Desde segunda-feira, dia 17 de abril, começou em todo o país a 19ª Campanha Nacional de vacinação contra a gripe. A campanha segue até o dia 26 de maio e a meta é vacinar cerca de 90% do grupo prioritário.
A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A transmissão é muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semi fechados.

De acordo com Andiara Rosa Marcelo, responsável pelo setor de Imunização, o município recebeu do Ministério da Saúde cerca de 27 mil doses da vacina, que já está disponível nas Unidades de Saúde e na sede provisória da Policlínica. O dia “D” de mobilização nacional da Campanha será no sábado, 13 de maio, onde os profissionais desses setores estarão trabalhando exclusivamente para imunização conta a gripe, de 8h às 17h.
Nas primeiras semanas da campanha, as Unidades de Saúde irão aplicar as doses nos grupos prioritários já tralhados em anos anteriores. Como em 2017 o Ministério da Saúde incluiu a este grupo professores das redes pública e privada, o setor de Imunização do município está realizando um levantamento do número destes profissionais, dos profissionais de saúde e dos indivíduos institucionalizados (presidiários, internos de asilos e casas de acolhimento) para assim, aplicar a vacina neste público a partir de 13 de maio.
“É preciso que o público compareça a unidade de saúde de referência do seu bairro, portando o cartão de vacina e cartão do SUS. A importância de ser vacinado agora em abril, se deve ao tempo de imunização, que leva algo em torno de três semanas. Sendo assim quando chegar o período da manifestação da doença, no frio, a pessoa já estará imunizada.” explicou Andiara.

Grupos prioritários
- Indivíduos com 60 anos de idade ou mais;
- Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes e Puérperas (mulheres que tiveram filho até 45 dias após o parto);
- Trabalhadores da saúde;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
-Grupos especiais (portadores de doenças crônicas como Hipertensão Arterial, Diabetes, Obesidade mórbida, Doenças Renais Crônicas, Síndrome de Down, Cardíacos Crônicos, Imunossupressão e portadores de doenças Hepáticas Crônicas);
Este ano, além do grupo prioritário já trabalhado em campanhas anteriores também estão incluídos, professores das escolas públicas e privadas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá
コメント