"A ocasião faz o ladrão"
- Fabiano Fusaro
- 13 de fev. de 2017
- 1 min de leitura

Os recentes acontecimentos em diversas cidades da vizinha Espírito Santo chocaram e envergonharam aqueles que acreditam no nosso país. Roubar não é mais “privilégio” daqueles clássicos bandidos, de máscaras e armas em punho. O roubo tornou-se uma prática corriqueira do brasileiro. Está enraizado na nossa sociedade. Desde os nossos governantes até o nosso cidadão comum... aquele que faz cartaz e vai em manifestação exigir o fim da corrupção.
Um ditado popular, título desse texto, diz que a ocasião faz o ladrão. Machado de Assis, em sua imensa sabedoria, revidou: “Não é a ocasião que faz o ladrão, dizia ele a alguém; o provérbio está errado. A forma exata deve ser esta: 'A ocasião faz o furto; o ladrão nasce feito.”. Perfeito. Somos ladrões a espera de uma oportunidade para ‘levar alguma vantagem’, afinal de contas, se precisamos de polícia para sermos honestos, somos uma sociedade de bandidos soltos.
O Espírito Santo nada mais é que o espelho do nosso país, regredimos a cada dia, como nação, como estado e como sociedade. Não vivemos mais, apenas sobrevivemos, envoltos a crises, lava jatos, obras superfaturadas, saques coletivos, corrupção e injustiças. Somos um país de sobreviventes, alguns esperando uma oportunidade para mudar de lado e outros envergonhados e encarcerados dentro de suas próprias casas. Mas tá tudo bem, afinal de contas, dia 25 tem carnaval.
Comments