top of page

Mineiros já podem pagar IPVA 2017

  • Raynara Pires
  • 2 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

Desde a última quinta-feira (1º), os contribuintes mineiros já podem pagar, antecipadamente, a taxa de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017. O pagamento pode ser efetuado nos terminais de autoatendimento ou nos guichês dos agentes arrecadadores autorizados, por meio do número do Renavam do veículo ou através da guia emitida pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG).


Em 2017, a SEF espera arrecadar o total de R$ 4,6 bilhões em todo o estado, o que corresponde um aumento de 5,4% em relação a 2016. No mesmo período, a frota de veículos também aumentou em 337 mil veículos (3,72%), totalizando 9,4 milhões – emplacados até 14 de outubro de 2016.


O pagamento do IPVA 2017 fora dos prazos estabelecidos gera multa de 0,3% ao dia (até o 30º dia), e de 20% após 30 dias de vencimento. Os juros são calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, acrescido da multa, com base na taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC).


O vencimento das parcela tem início no de 9 de Janeiro e se estende até o dia 15 de março. Quem optar por pagar o imposto à vista consegue desconto de 3%. As instituições autorizadas a receber os tributos no estado são: Banco do Brasil, Mais BB, Banco Postal, Bradesco, Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Santander e SICOOB.


Do valor arrecadado com o recebimento do IPVA, 20% é destinado ao Fundo de manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), 40% ao Caixa Único do Estado e outros 40% para o município de licenciamento do veículo.


A taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) também já está disponível para pagamento. O valor é de R$ 92,22 que podem ser pagos até o dia 31 de março 2017.


Comments


Destaque
Últimas
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Facebook

JORNAL O NOTICIÁRIO © 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

bottom of page