Menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente
- Raynara Pires
- 30 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

No Brasil, apenas 1,8% da população doa sangue com regularidade, é o que afirma o Ministério da Saúde. A quantidade de doadores necessários, estimado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um país é de 2%.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, no ano passado cerca de 1 milhão de pessoas doaram sangue pela primeira vez e mais 1,6 milhão de pessoas, retornaram para doar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doação de sangue de uma única pessoa pode salvar até três vidas.
Apesar desses número expressivo, os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Hemorrede Pública Nacional encontram-se com o armazenamento de bolsas baixo e com dificuldade na manutenção dos estoques estratégicos.
Para doar, no Brasil, é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.
Doação de Sangue em Ubá
Em Ubá, o Hospital Santa Isabel disponibiliza uma van que leva mensalmente à Fundação Hemominas, em Juiz de Fora, média de 30 a 40 pessoas para fazer doações.
Geralmente, esta viagem é feita todo último sábado do mês, porém, segundo assessoria do hospital, em Novembro a ida ao Hemocentro teve que ser adiada para o dia 3 de dezembro por falta de doadores.
"O hábito de doar sangue requer responsabilidade, compromisso e, principalmente, solidariedade – qualidades que já nascem com a pessoa ou que podem ser cultivadas desde a infância e mesmo despertadas pelo exemplo alheio, ou quando a necessidade bate à porta. O ato traz benefícios para todos: hospitais, pacientes, Hemominas e sociedade, além de dar mais segurança ao cidadão que, a qualquer momento, pode necessitar do procedimento transfusional. E quem não pode doar, também pode dar sua contribuição, conscientizando outras pessoas sobre a importância e necessidade desse grande gesto" é o que diz texto divulgado pelo site da Hemominas sobre a importância de ser um doador.
Interessados em participar da campanha de doação, ou saber mais informações a respeito, devem entrar em contato com o Banco de Sangue do Hospital Santa Isabel pelo telefone (32) 3539-1045 e efetuar o cadastro.
Fonte: Agência Brasil
Commentaires